Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Concurso do TRT - Tribunal Regional do Trabalho

Publicado por Wagner Nasper
há 10 anos

Os Tribunais Regionais do Trabalho são responsáveis em segunda instância, pelos processos trabalhistas que são movidos na justiça. Os Salários dos Tribunais Regionais do Trabalho são bem atrativos e a estabilidade torna-se um diferencial que as empresas privadas não conseguem oferecer.

Para os cargos que exigem o ensino superior completo, temos os de Analista Judiciário com formação em Direito, e o Analista Judiciário da Área Administrativa para os candidatos que possuam diploma superior reconhecido pelo MEC em qualquer área de formação. Já os cargos que exigem ensino médio completo, são os de Técnico Judiciário.

Para serem aprovados em um concurso do Tribunal Regional do Trabalho, os candidatos precisam dominar o conteúdo exigido no edital, não há chance para aqueles que cometem erros na hora de estudar. A disciplina e aplicação no conteúdo a ser cobrado faz a separação entre os candidatos classificados e os nãos classificados.

Infelizmente alguns candidatos não conseguem demonstrar na hora da prova, todo o conhecimento adquirido no decorrer dos estudos, muitas vezes o nervosismo e ansiedade tornam-se vilões para muitos dos concurseiros. Até mesmo porque estamos falando do futuro profissional de uma pessoa, que em poucas horas, pode mudar completamente.

Por isso é de suma importância que o candidato estude sem reservas, é tempo de renunciar muitos momentos de lazer, pois nessas horas vagas os seus concorrentes estão estudando, tenha isso sempre em mente.

Por mais que um candidato se prepare, pode acontecer dele esquecer uma ou outra informação necessária na resolução de uma questão. O recomendável é não chutar a questão aleatoriamente. Existem técnicas para chutar questões de prova de forma inteligente, uma delas é marcar a alternativa menos assinalada anteriormente.

É imprescindível que o candidato leia corretamente o enunciado da questão, com toda a atenção possível, na intenção de encontrar algumas pistas que eliminem ou confirmem a alternativa, muitas vezes a resposta no próprio corpo da questão.

Estude com foco e disciplina, a maioria das disciplinas cobradas nos concursos possuem uma base de conteúdo comum, aproveite para estudar essas matérias, isso ira facilitar o inicio dos estudos, que muitas vezes é a fase mais difícil para um candidato. É recomendável estudar o conteúdo específico nas datas mais próximas da realização da prova do concurso.

Tenha muito cuidado com o gabarito, é muito triste quando temos conhecimento de um caso em que o candidato foi reprovado porque preencheu o gabarito de forma errada ou rasurou o mesmo. Reserve um tempo bom para marcar as alternativas que foram escolhidas como corretas. Essa é umas das partes mais importantes da realização da prova, o que adianta ter um desempenho excelente na resolução das questões e colocar tudo a perder por falta de tempo para marcar as questões do gabarito.

Outro ponto importante é conhecer com antecedência os locais de prova, é prudente que o candidato realmente se planeje para chegar ao local com uma hora de antecedência. É preciso levar em consideração todas as possibilidades advindas de uma cidade grande, como o próprio trânsito, além de vários imprevistos que podem acontecer com o veículo de transporte utilizado pelo candidato.

A alimentação também é muito importante, alimente-se moderadamente, o consumo de água, barras de cereais ou outros alimentos doces no decorrer da prova, ajudam a despertar a atenção do candidato.

Confira abaixo as disciplinas do concurso do TRT em cada cargo:

TRT - Analista Judiciário (Formação em Direito) Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio lógico. Conhecimentos Específicos: Direito Processual do Trabalho, Direito do Trabalho, Direito Processual Civil, Direito Constitucional e Direito Administrativo.

TRT - Analista Judiciário (Área Administrativa) Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio lógico. Conhecimentos Específicos: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Noções de Direito do Trabalho, Noções de Administração Pública, de Contabilidade Pública, de Orçamento Público e de Administração de Recursos Humanos.

TRT - Técnico Judiciário – Área Administrativa Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio lógico. Conhecimentos Específicos: Noções de Direito Processual do Trabalho, Noções de Direito do Trabalho, Noções de Direito Processual Civil, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Administração Pública, Orçamento e Finanças.

TRT - Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade: Tecnologia da Informação Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio lógico, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo e Conhecimentos Específicos da Especialidade.

TRT - Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade – Segurança Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio lógico, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo e Conhecimentos Específicos da Especialidade. Essa área ainda terá prova prática de capacidade física e direção veicular.

Uma forma eficiente de estudar é através da resolução de provas dos concursos anteriores e por meio de vídeo-aulas, muitos candidatos não conseguem ler muitos livros e artigos sobre um conteúdo muito grande. Visando colaborar com os estudos dos concurseiros, segue abaixo links com materiais em pdf e vídeo-aulas relativas aos concursos do TRT.


Apostilas Para o Concurso do TRT

Provas anteriores Para o Concurso do TRT

Vídeo-aulas para o Concurso do TRT

Para aqueles que querem acompanhar os concursos dos Tribunais, segue a baixo uma lista pressupondo que todos serão prorrogados.

TRT 2014

TRT 3ª Região - MG - Sem concurso válido

TRT 7ª Região - CE - Sem concurso válido

TRT 2015

TRT 22ª Região - PI - Fevereiro/2015

TRT 21ª Região - RN - Fevereiro/2015

TRT 24ª Região - MS - Maio/2015

TRT 4ª Região - RS - Junho/2015.

TRT 14ª Região - RO/AC - Agosto/2015

TRT 23ª Região - MT - Agosto/2015

TRT 9ª Região - PR - Agosto/2015

TRT 8ª Região - PA/AP - Outubro/2015

TRT 12ª Região - SC - Outubro/2015

TRT 2016

TRT 20ª Região - SE - Janeiro/2016

TRT 11ª Região - AM/RR - Fevereiro/2016

TRT 6ª Região - PE - Agosto/2016

TRT 2017

TRT 1ª Região - RJ - Junho/2017

TRT 10ª Região - TO - Agosto/2017

TRT 2018

TRT 17ª Região - ES - Março/2018

TRT 15ª Região - Campinas/SP - Abril/2018

TRT 19ª Região - AL - Abril/2018

TRT 5ª Região - BA - Abril/2018

TRT 2ª Região - SP - Junho/2018

TRT 13ª Região - PB - Setembro/2018

TRT 16ª Região - MA - Setembro/2018

TRT 18ª Região - GO - Setembro/2018*


Fonte: http://www.agazetaconcursos.com.br/

  • Publicações6
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13880
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concurso-do-trt-tribunal-regional-do-trabalho/133991071

Informações relacionadas

Patrícia Bonetti, Advogado
Artigoshá 2 anos

Será que eu tenho algum prazo para solicitar o auxílio-acidente ou eu posso requerê-lo a qualquer momento?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Gostaria de saber quando sairá o concurso do TRT da 21ºregião. continuar lendo